terça-feira, 22 de maio de 2007

Um novo Corinthians




Duas partidas podem parecer pouco. Mas essas duas partidas me deram a condição e quem sabe uma ilusão, que o Corinthians pode ser o campeão brasileiro 2007. Essa mudança repentina da água para o vinho, de um bando de jogadores perdidos em campo, na Era Leão, para um time, deve-se graças a competência de Paulo Cesar Carpegiani. Pode até ser precipitado falar isso, mas o ex- craque de Flamengo, Inter e seleção brasileiro, deu uma cara ao Corinthians. Agora, o Timão além de ter bons atletas, que já tinha a um bom tempo mas só que eles não vinham rendendo, tem esquema tático. E um dos melhores do Brasil. Em menos de 1 mês e meio, Carpegiani consertou a defesa, conseguiu dar estabilidade ao meu corinthiano e uma velocidade ao ataque fora dos padrões . Contra o Cruzeiro, nunca vi o time jogar tanto e tão bem organizado. Primeiramente gostaria falar do time defendendo, que foi claramente o setor que mais desenvolveu com o comandante. Quando atacado, o time varia sua formação dependendo da faixa de campo que está a bola. Exemplo foi no jogo contra o Cruzeiro, quando a bola estava com os zagueiros mineiros, o time fazia um 4-5-1. Edson, Fabio, Zelão e Betão fazem a primeira, já na segunda ficam Mattos e Rosinei na frente da área, e Willian, Marcelo Oliveira e Everton na faixa central. Finazzi marca os zagueiros. Já quando o adversário está com a bola no campo de ataque, pelos lados, os três zagueiros fecham a área deixando o lateral e o o meia de cada lado auxiliar. Quando atacado pelo lado direito, fica Marcelo Oliveira e Leandro marcando, já do outro lado, Edson e Willian ou Rosinei. O time fica extremamente fechado, quase impossível de se criar uma jogada. Vale destacar a visão de Carpegiani de transformar o até agora rebatedor, Zelão, na sobra. Zelão tem quase 1,90 cm e é muito bom pelo jogo no aéreo.
No ataque o time também se mostrou muito competente. Willian, Everton e Finazzi fazem um trio muito bom. Principalmente o primeiro. Willian ainda não é um craque, mas daqui algum tempo irá ser. É lindo sua capacidade de condução de bola e finta pelos lados do campo. Mas o jogador ainda ter de evoluir muito, principalmente na finalização e seleção de jogadas. Everton também se mostra um grande atacante, rápido e de drible fácil, além de marcar e marcar mais ainda. Finazzi não tem muito oque se falar, é um matador.
Pelo que fez nos dois primeiros jogos, o Corinthians tem sim capacidade para chegar longe no Brasileiro. Basta esses garotos continuarem a jogar o que estão jogando e não sentirem a pressão da camisa. É muito difícil? É. Mas vale lembrar, o Corinthians nunca fica mais de dois anos sem levantar um caneco. E todo ano que o time vai mal(2006), no ano seguinte vai bem.