segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Férias

O blog vai da uma parada até o carnaval. Quando eu voltar muitas novidades que abalaram o mundo, e por que não o Universo?, estaram disponiveis aqui. Então quem puder fique ligado.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Começa o Paulistão 2008

Quarta-feira começou o melhor campeonato estadual do país. Tem alguém que acredite que exista outro melhor? Meu amigo Marcelo acha. Ele diz que o Gauchão é melhor. Mas diz também que Ana Maria Braga é gostosa. Então ele não conta.

Santos 0 x 2 Portuguesa
O Santos estreou perdendo para Portuguesa. E já mostrou que tem muita, mas muita coisa pra melhorara. Primeiro vai precisar de vários reforços. Segundo o Leão vai ter achar o melhor posicionamento para seus jogadores.

Apesar de ter boas chances de gols e em algumas ocasiões trocar bons passes envolvendo a defesa da Lusa, o Peixe não fez um bom jogo. O time ainda tem muitas dificuldades de fazer a transição da defesa para o ataque e não tem alguém que crie jogadas.

Adriano, o primeiro volante do Santos, que pareceu ser um ótimo jogador, era o único responsável pela saída de bola santista. As jogadas sempre começam de seus pés, mas sem aproximação de ninguém elas nunca davam em nada. Alguém lembra que eu falei sobre o Marcinho Guerreiro? Pois nesse jogo foi provado. Ele marca muito adiante, deixando muitos espaços, e sempre toma cartão.

As melhores chances do time foram quando o Kleber começou a jogar. Não sei se foi ordem do Leão ou iniciativa do próprio lateral, mas quando ele avançava, cortando algumas vezes para o meio, eram criadas as melhores oportunidades do Peixe. Junto com o Renatinho, que não foi bem nem mal, levou perigo a Portuguesa.

Já pelo lado da Lusa deu para ver um sistema defensivo muito forte. Que marcou boa parte do jogo no campo defensivo esperando para puxar contra taques com o Preto e o Diogo. O time aparentou ser bem razoável, mas que depende demais do Diogo para criar. Não sei como a Lusa vai se comportar quando jogar contra os pequenos e precisar atacar mais.

Os dois gols da Portuguesa foram de escanteio. Um deles do Crhistian em cima do Betão. Não quero ser chato e parecer presunçoso, mas quando falei do Betão falei muito bem dele, e com razão. O principal defeito que apontei nele foi o JOGO AÉRIO, então por que ele foi disputar a bola com o melhor cabeceador do time adversário? Não tinha o Evaldo com 1,90 para marcar ele? Não sei se foi erro do Leão que não pensou nisso ou se foi erro dos jogadores em campo.

O próximo jogo do Santos é contra o Palmeiras e não vejo bom resultado para o time da Vila.

Guaratinguetá 1 x 2 São Paulo

Não sei se é uma boa, mas essa análise eu fiz em forma de vídeo, gostaria que os leitores, que perdem seu tempo precioso aqui, depois comentassem sobre o que acharam. Por favor não reparar na voz de veado do cara que ta falando. Ele tem essa vozinha, porém é gente boa.
Se ficar bom é bem provável que o blog continue postando os vídeos opinativos.


[More videos from espetoserafim]

Corinthians e Palmeiras

Não assisti nenhum dos dois jogos, então prefiro não opinar.
Mas pelos placares e pelos comentaristas tem falado, ambos os times atuaram bem.
O Palmeiras fez todos os gols de cruzamento. Dois deles saíram do Leandro, que com o Luxa pode voltar a jogar tão bem quanto jogava no Cruzeiro.
Já o Corinthians parece que pressionou todo o jogo. Sendo o Dentinho, que entrou no segundo tempo, o destaque do time.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Carlos Alberto. Pra que?


Se tem um jogador que eu não gosto é o Carlos Alberto. Suas ações falam por si. Apesar da dedicação em campo, nunca foi o melhor dos profissionais e sempre criou tumultos nos times que jogou. Pergunte aos torcedores de Fluminense e Corinthians.

Não quero entrar em detalhes sobre ele porque o tempo vai dizer que foi uma péssima contratação. Desta vez a diretoria e principalmente Muricy, que de ter dado o a aval da contratação, erraram feio. Não acredito que ele possa ajudar o São Paulo.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Coritiba contrata Nenê

O Coxa anunciou a contratação do zagueiro Nenê, que atuava pelo Urawa Red Diamonds, e disputou o Mundial Interclubes do ano passado.

O jogador de 32 anos já teve boas passagens pelo Grêmio e pelo Corinthians. Seu forte sempre foi os desarmes pelo chão e ser rápido, mas faz muito tempo que não o vejo jogar.

Foto: Globo.com

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Dunga o melhor técnico do Mundo. Piada?




Campeão da Copa América em sua estréia como treinador, Dunga tem mais motivos a comemorar o ano de 2007: o técnico da seleção brasileira foi eleito o melhor do ano pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).

A organização somou os votos de representantes de 93 países. Dunga ficou em primeiro na frente de Slaven Bilic, da Croácia. O terceiro colocado também é brasileiro: Jorvan Vieira, que levou o Iraque ao histórico título da Copa da Ásia.

Luiz Felipe Scolari, treinador de Portugal, ficou com a décima colocação, empatado com Alfio Basile, da Argentina. O outro brasileiro da lista é Hélio dos Anjos, em 24º, após ter sido vice-campeão asiático com a Arábia Saudita.

Matéria copiada do site globo.com

Enquanto Fábio Santos chega, Leandro e Aloísio podem estar saindo


Nessa quinta-feira o São Paulo apresentou seu novo reforço, o volante Fábio Santos. O jogador já teve passagem por São Caetano e Cruzeiro, e estava jogando no Lyon da França.
Para ser sincero não lembro muito as característica dele, mas sei que chuta muito forte e foi destaque nas equipes que passou, principalmente na Raposa. Não sei se ele vem parar ser titular, já que Hernanes e Richarlyson irão ser titulares com certeza. Talvez ele possa atuar como terceiro homem, mas daí poderia ocupar os espaços do campo de Jorge Wagner, que costuma sair da lateral e atuar no meio quando está com a bola.

Se a vinda de Fábio Santos é comemorada pela torcida, dois dos jogadores mais queridos e importantes taticamente do São Paulo podem estar de saída. O meia Leandro e o atacante Aloísio. O primeiro tem uma proposta do Japão, já Aloísio pode jogar nos Emirados Árabes.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Mais dois jogadores são anunciados no Parque São Jorge

O Corinthians anunciou hoje as contratações do lateral-direito, Alessandro, ex-Santos, e de André Santos, lateral-esquerdo que atuava no Figueirense. Com isso o elenco está praticamente fechado, segundo o presidente do clube, André Sanchez.

Alessandro atuou com o Mano no Grêmio, jogando no meio. Não acho que ele um grande jogador, mas pode ser o primeiro volante que o Corinthians ainda não possui. Já André Santos, que foi eleito o terceiro melhor lateral-esquerdo do Brasileirão, ainda é um incógnita. Mostrou muito talento no Figuera, principalmente na Copa do Brasil, mas ainda é cedo para dizer que ele irá vingar no Timão.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Betão no Santos e Perdigão no Corinthians

Cara, como estou feliz pelos dois. Principalmente pelo primeiro. Já admiti aqui no blog que sou fã confesso de Betão. Não importa em que time ele jogue sempre vou gostar dele tanto pelo seu futebol quanto pelo seu caráter integro. Não foi à toa que ficou 14 anos no Parque São Jorge.

Então dessa vez tenho que elogiar a diretoria do Santos. Contratou um baita zagueiro, que apesar de muito contestado, sempre mostrou talento e empenho no Corinthians. Se enganam aqueles que tem acham que ele é ruim, apenas por ter visto o vídeo do Betão Eterno.Quem assisti futebol, não aqueles que acompanham só o seu time de coração, sabe do seu potencial .
Tem velocidade, não comete muitas faltas, sabe sair jogando(quando não abusa), além de ser bom nos embates no chão. O seu problema é o jogo aéreo. Sua estatura é baixa, acho que 1,78, e não tem corpo para pular com centroavantes de qualidade. Apesar disso é um bom zagueiro. Não estou chamando ele de craque ou de Gamarra, muito longe disso, mas ele atuar em qualquer time do time do Brasil. Senão o Leão não pediria sua contratação. Ou não teria sido titular com os 357 técnicos que passaram no Corinthians.

A outra contratação do dia, a de Perdigão por parte do Corinthinas, também foi uma agradável surpresa. Como sou de Porto Alegre, e normalmente vou aos jogos do Inter, sei do que ele pode fazer e não pode fazer em campo. Com toda a sinceridade, se Perdigão tem um talento invejável com a bola. Não que ele drible ou que faça muitos gols. Na verdade foram apenas dois no Colorado. Mas o principal fundamento do futebol e domina como poucos. O passe.
São poucos jogadores, mas poucos mesmo que tem o passe e a visão de jogo do Perdigão. Ele cansou de deixar companheiros na cara do gol. Então qual o problema dele? Sua leve barriga e seu caráter profissional duvidoso. O primeiro é mais sério, graças ao mal preparo físico, que acredito que seja do biótipo do jogador, fazem com que ele não consiga acompanhar na marcação, o que foi seu principal pecado do Inter.
Gostei da contratação dele para o Corinthians, mas acho difícil que ele seja titular absoluto da posição. Em muitos jogos vai ser. Em outros deve ficar no banco do Carlos Alberto. O que pode ser uma boa para o Timão. Sempre ter alguém que entre, e não comprometa.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Inter conquista a Copa Dubai


Mais uma vitória e um título para o Internacional. Depois de bater o Stuttgart, a equipe colorado fez mais um bom jogo e conquistou a Copa Dubai ao vencer a Inter de Milão.

O Inter mostrou maturidade durante toda a partida. Apesar de ainda não ter achado o melhor esquema tático e não estar 100% fisicamente, o time dominou o jogo. Soube cadenciar e não se intimidou pelo atual campeão italiano.

Nilmar e Guinãzu foram os destaques do time. Como eles jogaram. O primeiro foi um terror para cima de Materazzi e Córdoba. Jogando novamente isolado no ataque, problema que Abel vai ter de corrigir, conseguiu criara boas jogadas. Ora caindo pelo lado direito, ora pelo esquerdo. Mesmo não tendo nenhuma grande chance, foi o melhor jogador em campo.

Guinãzu também apareceu muito bem. Atuando pelo lado esquerdo no meio-campo, como na semi-final, tinha calma para sair jogando e ajudava nas construções de jogadas.

O título foi merecido. O Inter teve um ótimo desempenho em Dubai, mas ainda não é nem 50% do que ele pode render. Com mais algumas semanas de treinamento, a possível volta de Edinho e Sorondo ao time titular, e alguns ajustes; como já disse antes, acho que o Inter tem elenco para brigar de igual para igual, com o São Paulo.

sábado, 5 de janeiro de 2008

Primeiras impressões em Dubai


Para a primeira partida do ano até que o Inter jogou razoavelmente. Mas como o Lédio falou durante a transmissão do jogo, também não acho que esse seja o time do Inter, para 2008. É bem provável que Abel comece a usar o 3-5-2. Pelo menos seria o mais coerente.

Não dá para fazer uma avaliação completa do jogo contra Stuttgart, já que uma semana de treinamentos não é suficiente para preparar uma equipe. Então vou citar alguns pontos interessantes sobre os jogadores que atuaram hoje:

1 – Gostei muito da movimentação ao ataque dos volantes. Tanto Guinãzu, que atuou mais pelo lado esquerdo do meio, como Magrão, chegaram bem ao ataque. Até que a jogado do gol saiu em um lançamento do argentino.Com a proteção do Edinho, eles podem ter mais liberdade para avançar.

2 – Sidnei mostrou que tem o seu valor. Que pode jogar, e muito bem. Entrou até melhor que o Índio. Teve algumas horas que ele se perdeu, mas na maioria dos lances esteve bem.

Ponto negativo

3 – Não gosto quando Alex atua no meio. Isso é birra minha. Mas hoe, mesmo fazendo o gol, ele não rendeu. Principalmente como Guinãzu, que costuma cair pelo lado, e com Fernandão, que jogou como meio-campo e não como atacante. Acho que ele na ala, com esquema 3-5-2, seria melhor para o Inter.

O adversário colorado na final, vai ser a Inter de Milão. Ela não trouxe todos os seus jogadores principais, mas conseguiu ganhar do Ájax. Vai ser uma boa partida, e não creio que a equipe italiana seja favorita. Vai ser um bom teste para o Inter, que caso ganho, vai receber 1 milhão de dolletas pela conquista.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Elder Granja finalmente assina com Palmeiras


Há um tempo atrás, após admitir que não pretendia continuar no Inter, afirmei que um bom time para Elder Granja jogar seria o Santos. Não porque ele tenha a cara do clube ou algo parecido, mas sim porque um grande admirador de seu trabalho estava lá. Vanderlei Luxemburgo.

O treinador não renovou com o Santo e foi parar no Palmeiras. E adivinha quem foi contratado? Elder Granja. Um “sonho” que Luxa buscava desde meados de 2006.

À vontade de Vanderlei contar com a atleta não é à toa. Granja é excelente jogador; É um dos poucos laterais que tem facilidade de cortar para o meio e invadir a área em diagonal. Além de chegar bem a linha de fundo e cruzar com qualidade. Na defesa não compromete se tiver alguma ajuda pelo lado.

Pode até ser exagero, mas acho que Granja tem talento para ser o melhor lateral-direito que atua no país. E quem sabe até ser cogitado para jogar na seleção, mesmo sendo quase impossível. A única certeza que tenho é que Luxemburgo está felicíssimo com sua vinda.

Cruzeiro vende Alecsandro, mas apresenta novos reforços


Depois de Pedrinho, agora é a vez de Alecsandro anunciar que vai atuar na Arábia Saudita. O atacante foi vendido ao Al-wahda por US$ 4 milhões . O cruzeiro receberá US$ 2,6 milhões pelo negócio.

Alecsandro era um dos melhores atacantes que estavam atuando no país. Mesmo passando por uma fase ruim, ficando no banco de reservas na reta final do campeonato nacional, eu o considerava do mesmo nível dos badalados Dodô e Leandro Amaral.

O Cruzeiro precisa urgentemente correr em busca de atacantes. Com a venda de Alecsandro, a possível saída de Roni, o setor fica apenas com o jovem Guilherme para fazer os gols. Carlinhos Bala pode estar voltando, mas o time não pode confiar nele para ser titular.

Apesar de ainda não ter contratado nenhum atacante, o Cruzeiro continua se reforçando em outras posições. Hoje foram apresentado o volante Henrique e o lateral-esquerdo Eltinho. Ambos foram indicações de Adilson Baptista e estavam jogando no Japão.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Santos é uma incógnita em 2008


Depois da saída de Luxemburgo parece que o Santos está indo de mal a pior. Pelo menos nas suas escolhas para 2008. Apesar dos números me provarem o contrário, ainda não acho que Leão foi à escolha certa para o Santos. Mas tudo bem. Como eu disse, os números me provam o contrário. E não está sobrando tanto treinador assim para poder desprezá-lo.

Então passamos para as contratações. Que por sinal até agora foram poucas. Primeiro veio o volante Marcinho Guerreiro, velho conhecido pelo torcedor palmeirense. Nunca fui fã do jogador. E não acho que só porque ele dava um monte de carrinho e batia em meio mundo que possa ser considerado um ídolo do Palmeiras. Bem, um ídolo. Talvez. Mas um bom jogador? Não

Apesar da marcação feroz, ele nunca deu muita consistência na defesa palmeirense. Sempre saia para dar o combate no meio-campo e era facilmente driblado, apelando para as faltas e conseqüentemente cartões.

Com sua contratação é quase certo que Maldonado deixe a Vila. O que é mais um erro da direção santista. Leão já até ofereceu o jogador para o Atlético Mineiro, mostrando que não pretende utilizá-lo.

Outro atleta que sinto que não deve jogar no Santos em 2008, é Rodrigo Souto. Mesmo renovando seu contrato com time praiano, ele não se apresentou hoje. O que me faz acreditar que pode ele possa sair. Luxemburgo deve estar esperto. Não duvido que ele se transfira para o Palmeiras daqui um tempo.

Voltando para as contratações. Evaldo também deve ser anunciado nas próximas horas. Na minha opinião, mais um erro. Apesar de subir com o Grêmio e ser titular por boa parte do tempo que passou em Porto Alegre, ele nunca deu muita confiança ao torcedor. Dos muitos jogos que o vi jogar, me pareceu sempre inseguro e pouco técnico, para não chamar de grosso.

Além de todos essas “besteiras”, hoje mais uma baixa aconteceu na Vila. Pedrinho acertou com os Emirados Árabes.

Eu realmente não sei do destino do Santos para essa temporada. Mas não acho que consiga um vice Brasileiro e ser campeão do Paulista, como conseguiu com Luxemburgo. Na verdade acho eu colocaria o Santos como a terceira potencia de São Paulo, apenas na frente, e não por muito, do Corinthians.