quinta-feira, 31 de julho de 2008

Palmeiras joga mais e vence o Flamengo

Uma análise muito por cima do jogo



No clássico entre o time de melhor campanha em casa e o que menos perdeu jogando fora, quem se deu bem foi o Palmeiras. A equipe comandada por Luxemburgo foi ligeiramente melhor na primeira etapa, e consolidou a vitória no segundo tempo, com um gol de Sandro Silva.

O Palmeiras soube como jogar contra o Flamengo. Nos primeiros minutos sufocou o adversário a ponto de quase abrir o placar com Alex Mineiro. Kleber fez um bom jogo. Atuando um pouquinho mais pela esquerda, e vindo buscar a bola no meio para armar com Valdivia, foi um dos bons nomes do Verdão. Assim como o chileno, que voltou a jogar razoavelmente bem, e graças a um passe seu saiu o gol palmeirense.

Já o Flamengo não foi mal. Porém perdeu a partida muito pelo seu ataque inoperante. O time marcou soberbamente o Palmeiras no primeiro tempo, puxando ótimos contra-ataques com seus volantes. O problema era quando a equipe chegava na intermediária do Marcos, daí sempre faltava alguém para fazer a jogada certa. Faltou um Renato Augusto. Faltou um Marcinho. Com eles em campo o resultado poderia ser outro.

Como eu havia dito, no post de terça-feira, o Flamengo continua com sua transição rápida e eficiente para o campo de ataque, mas quando chega lá esbarra na falta de qualidade e presença. Ontem, ficou evidente. Recuperação de bola, condução por parte dos volantes e depois morte da jogada, porque ninguém se apresentava para receber. Até que o Tardelli caiu em algumas situações pelo meio, mas não é sua.

Essa falta de referência de jogadores para criar no meio ficou tão clara, que até mesmo Léo Moura foi escalado, no decorrer da partida, para tentar armar as jogadas. Fracassou. E nem mesmo Juan, que cada vez mais o Flamengo virá refém de seu jogo, rendeu na segunda etapa.

Agora são cinco jogos sem vitória e perto de sair do G-4. Vou escrever a mesma coisa que havia dito há algum tempo atrás. O Flamengo precisa, urgentemente, de alguém que possa colaborar no ataque e na armação rápida. Vandinho pode ser o atacante, mas mesmo assim eu acho que o time precisaria contratar mais um jogador para setor. Nem Tardelli, nem Obina deveriam ser titulares, na minha opinião. Um meia veloz, também deveria vir para se encaixar no esquema de Caio. Felipe não é esse nome. Não para o estilo de jogo do atual Flamengo. Um jogador que cairia como uma luva na formação da equipe seria Willian, ex-Corinthians. Mas esse é difícil de trazer. Mesmo querendo voltar, duvido muito que os russos liberem.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Everton Santos muito próximo de acertar com o Fluminense


Segundo seu empresário, Alexandre de Oliveira , Everton Santos só não vestirá a camisa do Fluminense, caso não haja mais vôos para o Brasil. Como isso não deve acontecer, podemos já dizer que o jovem atacante é um dos reforços do tricolor para o resto da temporada.

Em principio, o Fluminense acerta na contratação. Everton Santos fez um ótimo campeonato paulista, em 2007, pelo Bragantino, e logo depois se transferiu para o Corinthians, onde acompanhei bem o seu jogo. Ele é veloz e gosta de atuar aberto pelo lado direito do gramado. Em algumas ocasiões, mostrou ter uma finta boa, além de ter uma boa visão de jogo, para passar para seus companheiros. Mas o que mais o destacou na passagem pelo Corinthians foi sua disposição na marcação. Enquanto Carpegani dirigia o time, ele era incansável nos combates a defesa. Lembrando um pouco o Leandro, ex- São Paulo, pela disciplina na marcação. Com a saída do treinador, isso mudou, assim como seu futebol. Para quem não lembra, em 2007, o Corinthians largou muito bem no campeonato, ficando boas rodadas entre os lideres. Só que depois a equipe caiu de rendimento e Everton Santos também, indo para o banco de reservas em algumas partidas.

Provavelmente Everton não venha para ser titular, mas sim para compor elenco. Ele será uma peça importante para o Fluminense, mesmo que comece na reserva. Dos atuais atacantes do time, Dodô, Washington, Somália; ele é o único que tem característica de jogar fora da área e preparar as jogadas. O que pode dar uma boa opção de mudança no esquema tático de Renato Gaúcho.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Uma pequena análise sobre o time do Flamengo e dos novos contratados

Por boa parte desse campeonato brasileiro pude acompanhar o Flamengo. No mínimo, assisti a uns sete jogos do time, o que meu deu condições para entender um pouco da equipe treinada por Caio Junior. Em primeiro lugar, como todo mundo já sabe, a principal forma de criações de jogadas do Flamengo é pelos lados, especialmente pela esquerda com Juan, que está sendo um dos melhores jogadores da competição, junto com Alex, do Inter.

É praticamente por esse setor que tudo acontece, no Flamengo. A saída de bola é feita com muito mais constância por esse lado, as grandes chances de gols saem por esse flanco, etc. Não é a toa que se formos comparar a era Joel com a do Caio Junior, veremos que a participação de Léo Moura, no ataque, caiu vertinosamente desde a chegada do novo treinador. Mas isso não vendo sendo ruim. Pelo contrário. Guardando a posição, e indo para frente em apenas algumas ocasiões, ele deu uma consistência maior a defesa rubro-negra, além da maior liberdade para o Juan ter movimentação livre em algumas situações de jogo. Não é difícil ver, na verdade é muito evidente, Juan caindo pelo meio, principalmente nos segundos tempos, para armar o time. Isso só acontece graças a linha de quatro que o Flamengo faz quando ele não está na posição, fazendo que o Ronaldo Angelim o cubra pelo lado.

Pelo que eu falei, parece que Juan é peça chave para esse time jogar. Pode até ser, mas ele depende, e muito, dos volantes para atuar bem. Uma das principais características do Flamengo, é a velocidade. Principalmente na recuperação de bola, e na transição ao ataque. Desde a saída do Renato Augusto, que pouco jogou, o Flamengo não tem um armador, por isso acelera o ritmo do jogo, sem cadenciá-lo. O que torna o time dinâmico, quando Ibson, Cristian, e até mesmo Jailton, estão bem. A equipe necessita deles para chegar bem ao ataque. Eles que suprem a falta de um pensador.

Porém, todo esse bom esquema que Caio Júnior montou, está indo por água a baixo desde a saída de Marcinho. Os quatro jogos sem vitória devem se muito a sua ausência. Ele era a movimentação que tanto a equipe precisa, e ao mesmo tempo o goleador do time. Com sua saída, o Flamengo não achou substituto. Diego Tardelli foi improvisado no seu lugar. Fez um começo de primeiro tempo bom contra a Portuguesa, mas não deu seqüência. Eder também tentou cair mais pelos lados, mas não é a mesma coisa. É fato que ele faz muita falta ao Flamengo. Um milhão de vezes mais que Souza. O time não tem reposição para esse jogador, e se quiser continuar sonhando com o título, vai ter de buscar alguém rapidamente.

-------------

O Lance, anunciou ontem, a contratação de Vandinho e Eltinho. O primeiro é um dos artilheiros do país, em 2008. Foram 25 gols pelo Avaí na temporada. Eu nunca o vi jogar, pelo biótipo lembra um jogador mais leve. Talvez possa ser o substituto de Marcinho. O segundo, Eltinho, é lateral-esquerdo e deve vir para ser banco do Juan. Ou até mesmo, dependendo das circunstancias, jogarem juntos, com Juan sendo um armador.

Felipe também pode estar chegando. O que pode ser uma faca de dois gumes para o time. Com ele, provavelmente, o Flamengo tenha que mudar seu estilo de jogo. Felipe é muito talentoso, mas que cadencia muito a partida., coisa que Caio Junior não vem fazendo com sua equipe. Outra alternativa seria colocá-lo mais aberto, como fez na sua última passagem pela Gávea. Não tenho certeza que ele irá se encaixar no esquema, mas que é um bom nome, não há duvida nenhuma.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Goleada pode dar novo animo a equipe santista


Parece que os ares estão mudando para o Santos. Mesmo sem apresentar um bom futebol, a equipe treinada por Cuca não teve dificuldades para vencer, por 5 a 2, o fraco time do Vasco. Vale ressaltar novamente, e com veemência, que a equipe carioca é fraquíssima, quase beirando o ridículo quando não tem certas peças em campo. Ontem, os jogadores que poderiam somar no gramado, tirando Leandro Amaral, estavam todos ausentes. Morais, Edmundo, e até mesmo Alex Teixeira, que não faz a diferença, mas que em algumas ocasiões entra bem na partida.

Por isso, e é claro, pela colaboração da defesa vascaína, os três pontos vieram sem muito esforço, o que pode ser um alento para o resto da campanha no nacional, ou uma doce ilusão que o time já está pronto para se reerguer.

Falando na defesa do Vasco, é inadmissível fazer o que fez na Vila Belmiro. Três pênaltis infantis, além da falha no primeiro gol. Sem querer desmerecer os jogadores, mas já desmerecendo, Luisão, Eduardo Luis e Roberto, não tem condições para serem titulares do time. Para fechar a parida com chave de bosta, até mesmo Rodrigo Antonio, que não o assisti o bastante para fazer uma analise mais detalhada, mas não me pareceu ser ruim; não foi bem. Sem falar no garoto Biro, que estava perdido em campo.

O Vasco precisa de reforços urgentemente na defesa, já que no ataque não carece tanto quando tem seus principais jogadores. A Série B seria um bom mercado para trazer jogadores. O zagueiro Ávalos, que já passou pelo Santos e está no Barueri, é bom zagueiro. Tem um zagueiro, do Juventude, que agora eu não recordo o nome, que também tem qualidade. Zagueiro não falta, basta saber onde procurar.

Voltando para o Santos, Cuca tem que agradecer pela bela partida que Maycon Leite fez. O garoto, que veio do Santo André, jogou muito. Sofreu os três pênaltis, criou jogadas pelos flancos, deu a assistência pra o segundo gol de Molina, além de fazer o drible mais bonito do jogo. Parece que Kleber Pereira achou seu companheiro ideal.Parece, porque para se manter como titular precisa ter seqüência, coisa que Lima, que eu acreditava que ia vingar, não teve.

Ainda falta muito para o Peixe sair dessa situação. Se depender do jogo, não tenho certeza que o Santos estaja no caminho certo para sair da zona de rebaixamento. Mas se depender do elenco e técnico, acredito que tenhas totais condições para se livrar. O time é relativamente bom, basta pegar confiança. Pena essa confiança não virá na próxima partida, pelo menos eu acho. O Santos tem um jogo dificílimo contra o Inter, em Porto Alegre.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Grêmio caminha a passos largos para uma Vaga na Libertadores. Mas será que vai ter fôlego na reta final?


Ao olhar a escalação do Grêmio, é difícil de entender como um time supostamente tão limitado, consegue estar no topo da tabela. Mas a resposta é simples, o jogo coletivo. Individualmente, ninguém se destaca a ponto de ser fundamental para essa ótima campanha tricolor. Se formos citar os jogadores gremistas que fazem diferença, não conseguiríamos fechar nem uma mão. Porém,o que sobressai na equipe de Celso Roth é a dedicação.

Como eu disse,o time do Grêmio não é brilhante. Longe disso. No começo da competição, indiquei o tricolor como no máximo um candidato a Sul-Americana. Mas as rodadas estão passando e eu me enganando. Celso está sabendo trabalhar com o que tem. Ontem, foi mais uma prova de como esse Grêmio pode surpreender. Contra o Figueirense, a equipe fez uma excelente partida. Isso é mais do que obvio, caso contrario não teria feito sete gols. Mas para quem assistiu ao jogo, viu exatamente a forma como o time tem se comportado em grande parte desse campeonato.

O forte do Grêmio, nesse brasileirão, vem sendo o meio-de-campo. Venceu o Figueirense nesse setor. Com a saída de Roger e até mesmo Eduardo Costa, o time perdeu em qualidade, mas ganhou muito mais consistência com a entrada de Tcheco e Willian Magrão. A recuperação de boa é feita de forma muito mais rápida e eficaz. A compactação também é muito mais organizada. O Grêmio se arma rápido e defende rápido.

A qualidade ofensiva da equipe não está pelos lados, até porque Paulo Sergio e Anderson Pico não possuem tanta qualidade para chegar a ataque. Não está em um articudor, pois Tcheco nem sempre faz essa função. Mas sim na saída rápida de seus volantes. Willian Magrão e Rafael Carioca são a válvula de escape do Grêmio. Se aventuram na frente sem comprometer a defesa, que vai muito bem com Pereira, Léo e Rever. Com os dois, o time tem físico suficiente para fazer uma marcação pressão no campo adversário, como foi na primeira etapa contra o Figueira. Tem também qualidade de infiltração e passe, que também foi o diferencial no jogo de ontem. Certamente Perea e Reinaldo tem muito a agradecer ao meio-campo gremista.

Ainda mantenho meu pensamento de que o Grêmio não vai ter fôlego para conquistar uma vaga na Libertadores. O time tem muitas limitações, que logo irão ficar mais evidentes. A falta de atacantes que possam contribuir regularmente, a falta de jogadas pelos lados, e mais alguns probleminhas, serão cruciais para a queda gremista. Além da ascensão de Inter, São Paulo e Palmeiras. Quem sabe eu queime minha língua e o Grêmio continue nessa boa jornada. Não se pode esquecer que Souza e Ortemann foram contratados. Mas ainda acho muito difícil disso acontecer.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

A volta do artilheiro


Se tem um jogador que eu admiro, para não dizer que pago o maior pau, é o atacante Nilmar. Desde seu principio de carreira, no ano de 2003, no Internacional, ele sempre me chamou a atenção pelo estilo de jogo. Extremamente veloz e inteligente, que sabe cair pelos lados, e o fundamental, ser um grande goleador sem ficar fixo na área. Característica de muito poucos atletas que atuam no país, e de apenas alguns pelo mundo.

Pois bem, todo mundo sabe que ele não teve um bom primeiro semestre. Apesar do bom início na Copa Dubai, onde fez aquele golaço de bicicleta contra a Inter de Milão, as lesões e falta de gols atrapalharam seu desempenho, e ele não foi nem sombra do Nilmar de temporadas passadas.

Mas parece que agora as coisas estão voltando ao seu fluxo normal. As boas atuações voltaram. E os gols? Basta pegar os três últimos jogos como referência. Foram quatro tentos, incluindo dois contra o forte São Paulo.

Agora são apenas dois pontos da zona da Libertadores, e muito disso graças a boa performance do atacante colorado. Com ele em plena forma, não consigo apontar um atacante do mesmo nível, que jogue no país. E quem ganha com tanto talento é o Inter, que cada vez mais entra na briga do título.

Obs: Já vou apontar minha aposta de campeão brasileiro: Internacional

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Corinthians empate no Ceará

Não assisti a partida contra o Bahia, por isso prefiro não opinar sobre como o Corinthians foi em campo. Mas pelos melhores momentos, aparentou não ter ido nada bem. As grandes chances de gols foram criadas de formas esporádicas ou de bolas paradas.

Contra o Ceará, não foi diference. O time não jogou bem e por pouco não sofreu sua segunda derrota seguida no campeonato.

Rapidinhas:

* O Corinthians voltou a ser um time torto. Mesmo com a entrada de Denis, que apóia muito mais que Carlos Alberto, a equipe não deixou de só atuar pelo lado esquerdo, com André Santos. O problema, além de facilitar a marcação do adversário, é que o André não vem bem há muito tempo. Desde as finais da Copa do Brasil. A jogada forte que antes o Corinthians tinha, com ele e Dentinho, deixou de existir.

* Por falar em Dentinho. Mesmo com os dois gols, ele não foi bem. Apesar de ser talentoso, sabendo criar jogadas para o próprio chute e driblar pelos lados, ele ainda precisa ser lapidado. Ontem, ele insistia em cair muito pelos flancos, mesmo com as não ultrapassagens dos laterais. Isso dificultou tanto o seu jogo quanto do time. A partida ruim de Herrera não colaborou para um melhor rendimento do garoto.


* Desde que chegou no Corinthians, Douglas vem se mostrando ser um dos melhores meias do país. Falo isso sem exagero. Quem acompanhou metade dos jogos do Timão na Série B, sabe do que eu estou falando. Ele é totalmente cerebral. Sabe o momento certo quando enfiar bolas, dar assistências e utiliza muito bem as passagens dos laterais, lembrando um pouco o Ricardinho nesse ultimo quesito. O problema é sua inconsistência. Ontem, foi assim mais uma vez. Em alguns momentos fazia ótimas jogadas e em outros se ausentava da partida. Isso ele terá que corrigir urgentemente.

* A defesa corinthiana apresentou problemas contra o Ceará. Muito por mérito do adversário, mas muito também pelo mau posicionamento de seus atletas. Os lados foram os setores mais explorados pela equipe cearense. Principalmente com Ciel, que se movimentava muito bem. Eduardo Ramos e Elias, os lados do losango do meio de campo do Corinthians, foram mal na marcação. Não deram a proteção que tanto o André e o Denis precisaram.

* Pelo lado do Ceará, a velocidade foi o que mais me chamou a atenção. Especialmente no contra-ataque. Em poucos toques o time chegava perto do gol de Felipe. Cleissson foi um dos responsáveis, junto com Luiz Carlos, por esse bom jogo da equipe.

A próxima partida do Corinthians é contra o Paraná, fora de casa. O jogo, teoricamente é difícil. O adversário não vem bem na competição, mas vem de vitória sobre o Barueri e vem com moral. É bem possível que tire pontos do time de Mano Menezes. Será que três jogos sem vitória, já pode gerar crise para o torcedor?

terça-feira, 22 de julho de 2008

Inter:Um ótimo pacote para o resto do Brasileirão



Elenco. Para se conquistar o campeonato brasileiro, ou uma vaga na Libertadores, essa pequena palavra é fundamental para se alcançar o objetivo. De 2003 para cá, desde que começou a disputa por pontos corridos, todos os campeões possuíam ótimos times, além de bons reservas. A história está ai para provar. Cruzeiro em 2003, Santos em 2004 e São Paulo em 2006/07. Todos tinham elencos qualificados que poderiam suprir as necessidades e eventuais lesões dos titulares. A exceção vale para o Corinthians, em 2005, que apesar de não ter um elenco extenso, tinha Tevez, Nilmar e Roger para decidir as partidas.

E parece que o Inter está levando esses dados em consideração para tentar algo mais no Campeonato Brasileiro 2008. Não tendo um bom começo, ficando nas primeiras rodadas perto da zona de rebaixamento, o colorado conseguiu reagir na tabela desde que Tite assumio. Foram seis jogos de invencibilidade.E apenas quatro pontos da zona da Libertadores.

Mesmo com essa recuperação, o Internacional não se deu por satisfeito e foi atrás de reforços para conseguir a vaga na Libertadores. E que reforços. Primeiro veio Rosinei, que na minha opinião, é um dos grandes coringas brasileiros Basta lembrar dos tempos de Corinthians, onde atuou de volante, meia e lateral-direito. Daquele time de 2005, foi o meu jogador favorito junto com Nilmar. Agora, nessa semana, Fernando Carvalho está prestes acertar com nada mais nada menos que Daniel Carvalho e D´Alessandro, além de Gustavo Nery. É claro que alguém deverá sair. Guinazu é um sonho de Abel Braga e seu time do Catar, enquanto Alex é sondado por equipes da Espanha. Mas mesmo assim, caso eles venham a sair, alguém ainda tem dúvidas que o Inter vai brigar pelo título?

Eu não, mas estou louco para ver como Tite vai armar essa equipe. Todo mundo sabe que ele é fã incondicional do 3-5-3. Foi assim com o Grêmio campeão da Copa do Brasil de 2001, foi assim com o Corinthians de 2004, e está sendo com esse Internacional, com ora Edinho fechando como terceiro zagueiro pelo meio, ora com Marcão pela esquerda. Mas tenho minhas dúvidas se ele manterá esse esquema com tanto talento no meio. Tudo vai depender da saídas ou permanências de Alex e Guinazu. Estão agora é aguardar até meados de agosto para ver como esse novo Internacional vai ser escalado. Eu já estou na expectativa.