quinta-feira, 7 de agosto de 2008

As estréias do Brasil e dos nossos Hermanitos

Quem teve a oportunidade de assistir aos dois jogos dessa quinta-feira, pode notar com muita clareza, a diferença entre ambas as seleções . Cada uma tem suas qualidades. Cada uma tem suas deficiências, mesmo que esse último quesito tenha sido muito mais evidenciado no time canarinho. Então como diria Jack Estripador, vamos por partes. Ao começar pelo time do Dunga.

Brasil 1 x 0 Bélgica


O Brasil estreou mal. Na verdade, muito mal. Em momento algum, na primeira etapa, a seleção brasileira aparentou estar sob o controle da situação. É claro que não passamos por sufoco. Que a Bélgica esteve longe de dominar o jogo. Que em 45 minutos, não criou chances de gol. Mas o que nós fizemos? Praticamente a mesma coisa. A facilidade encontrada nos amistosos contra Cingapura e Vietnam, não aconteceu hoje. O Brasil esteve aquém do que o torcedor esperava.

Ao começar pela produção ofensiva. Durante todo o primeiro tempo, nossos jogadores foram quase inoperantes, sem criação alguma. Tirando Diego, que foi razoavelmente bem, nenhum jogador mostrou sua verdadeira qualidade. Ronaldinho, que devemos dar um desconto porque está sem ritmo de jogo, não foi nem sombra do que pode ser. E na verdade, desculpem os seus fãs incondicionais (na qual me incluo um pouco), mais atrapalhou que ajudou.

O Brasil focou muito seu jogo em cima dele. Bem aberto pela esquerda, como de costume, ele e a seleção não renderam bem na primeira etapa.

Já no segundo tempo, as coisas melhoraram. Eu não sei se foi uma ordem expressa de Dunga ou uma decisão pessoal, mas com Alexandre Pato encostando pelo setor esquerdo do gramado, bem próximo a Ronaldinho, o jogo brasileiro cresceu, assim como desses jogadores. Foi por ali que o time começou a ter chances de gol. Em menos de 20 minutos foram no mínimo duas boas jogadas, incluindo uma passagem de Marcelo, coisa que raramente acontece. Um dos pecados da Seleção é a ausência de seus laterais no apoio.

Foi exatamente por esse setor que saiu o gol de Hernanes, que em uma das suas poucas chegadas ao ataque, garantiu a vitória.

Sei que posso estar sendo muito exigente. Sei também que uma estréia é sempre difícil, e que o resultado é o mais importante. Mas não podemos esquecer o bom futebol. Aquele que nos dará mais do que três pontos sobre a Bélgica.

Ainda falta muito para o Brasil se encontrar e, quem sabe, se consolidar como principal candidato ao título. Por enquanto sou mais a Argentina, que em uma partida muito disputa, mostrou quem tem boas chances de faturar o caneco.

Argentina 2 x 1 Costa do Marfim


Pode até soar ridículo, mas Argentina e Costa do Marfim foi e será, um dos melhores jogos vistos nas Olimpíadas de Pequim.

Os nossos Hermanos começaram muito bem. Principalmente na primeira meia hora de partida. Messi, Riquelme e Agüero foram estupendos. Jogando próximos, os três buscavam tabelas a todo estande. Por inúmeras vezes levando perigo ao gol da equipe africana.
Riquelme era o responsável pelas enfiadas de bola. Sempre tentando procurar os lançamentos diagonais para os atacantes, Román se aproveitou dos buracos deixados pela linha de defensiva da Costa do Marfim, para municiar Messi e Aguero, que tiraram proveito do talento do camisa 10. Messi também jogou muito na primeira etapa. Foi insinuante e driblador. Ora caindo mais pelo meio e vindo com a bola dominada, ora já esperando no ataque. Já Agüero era praticamente o centro-avante do time.

Foi em uma jogada desses jogadores que saiu o primeiro gol da Argentina. Com um passe primoroso, Riquelme mostrou toda sua genialidade ao colocar Leonel Messi na cara do gol. O garoto de our do Barcelona só teve o trabalho de estufar as redes.

Se a Argentina dominou boa parte dos 45 minutos inicias, a coisa foi bem diferente na segunda etapa. A Costa do Marfim voltou melhor. Ajeitou os espaços deixados na defesa e continuou com as boas jogadas pelos lados, que tanto assustaram Ustari. Os atacantes Gervinho e Kalou foram os principais perigos para a zaga, que chegou a passar sufoco. No final, o resultado de 2 a 1 não foi tão justo pela boa segundo etapa apresenta pelos africanos.

Agora falando um pouco das deficiências da seleção argentina, não se pode deixar passar os problemas defensivos pelo lado do campo. Foi assim que a equipe tomou o gol. E foi assim que Costa do Marfim chegou com muito perigo.

9 comentários:

Leandrus disse...

Soar ridículo? Que nada! Não vi o jogo, mas acredito que Argentina x Costa do Marfim foi e será um dos melhores jogos das Olimpíadas (assim como acho que o confronto das 2 equipes foi um dos melhores da última Copa)

E a seleção brasileira realmente decepcionou. Ronaldinho jogou isoladíssimo e Anderson esteve sumido o tempo todo. Diego, coitado, teve que armar quase tudo sozinho, mas com pouco espaço e sem ter alguém que o ajudasse, acabou tendo pouco sucesso. Continuamos sem jogadas ensaiadas. Vamos ter que consertar muita coisa durante a competição...

Ateh!

Vinicius Grissi disse...

Os dois deram muita sorte para vencer. Mas a Argentina bateu um adversário qualificado, em um ótimo jogo.

Anônimo disse...

Não vi o jogo da Argentina.

E o do Brasil, infelizmente eu vi.

Danilo Damasceno disse...

O Pitacos do Bodaum mudou de endereço, por favor mude o link, comente, enfim nos visite: http://pitacosdobodaum.blogspot.com

Zé da Ilha disse...

LEGAL TEU BLOG CARA,
GOSTEI

Brasil Empreende disse...

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem desta semana: Super-Campeões estaduais 2009!
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.

Brasil Empreende disse...

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem desta semana: Brasil, Um celeiro do Futebol-Mundial!
E participar, também, da corrente Cadê o Amauri por novos jogadores na seleção brasileira.
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.

sports fan disse...

Hi, I came across your site and wasn’t able to get an email address to contact you. Would you please consider adding a link to my website on your page. We are happy to offer you a 10% discount to our Online Store if you do so. Please email me back and I would be happy to give you our link.

Thanks!

Frank
frank641w@gmail.com

Anônimo disse...

hello - re your "shell post" on wednesday please pm and i will sort you out im sure these do simmilar ones
thanks
james