segunda-feira, 21 de abril de 2008

Joel deve deixar Flamengo após o Carioca

Ao ler as primeiras linhas dessa notícia fiquei meio abobado. Por qual motivo Joel Santana, que hoje vive seu melhor momento na carreira de treinador, iria trocar um time com bons jogadores, finalista do Carioca e com chances de se classificar com a melhor campanha da Libertadores, para treinar a África do Sul?

Sei que ela irá disputar a Copa do Mundo, já que é o país sede. Sei que todo técnico sonha em treinar uma seleção nacional. Seja para colocá-la na Copa, como fez René Simões com a Jamaica, seja para incentivar o futebol, como Torres no Azerbaijão, ou para dominar o Mundo, como Felipão quase conseguiu com Portugal. Mas seria um retrocesso deixar o Flamengo, nessas atuais condições, para treinar um time que provavelmente irá ser saco de pancadas da Copa. Quem diz isso não sou eu, mas sim os números. Na Copa das Nações Africanas ela foi à última colocada eu seu grupo. Não ganhando nenhum jogo na competição.

Outro aspecto para a permanência do treinador seria a possibilidade de rechear um pouco mais seu currículo de títulos. Todos sabem que praticamente a carreira inteira de Joel foi abastecida por canecos do Campeonato Carioca. Tirando a Joel Havelange e a Mercosul, onde o treinador herdou um time pronto, após a saída de Oswaldo Oliveira, nada de muito valor estão registrados na história de Joel Santana. Com esse time do Flamengo, mesmo eu achando que não vai acontecer em nenhum dos casos, ele poderia conquistar tanto a Libertadores como o Nacional. Mais um motivo para ele continuar.

Porém, como eu disse no primeiro parágrafo, essa era minha primeira impressão ao ler o começo do texto. Mas quando eu cheguei na declaração do Kleber Leite, que afirmou: -“Joel me comunicou que iria ganhar em 30 meses o que não ganhou em 30 anos de carreira. É uma situação para a qual não temos solução.” – tive que dar o braço a torcer. Ficar lá um ano no máximo, já que nunca ele irá cumprir esse longo contrato, para ganhar tudo isso, não teria como recusar.

Joel fica até o final do Carioca, para só depois viajar para a África. Nesse meio tempo o Flamengo terá que escolher muito bem seu técnico para o resto da temporada. Poucos são os bons técnicos no mercado. Vale lembrar o caso do Grêmio. Que teve de repatriar Celso Roth. Tite? Poderia ser um bom nome. Paulo Autuori? Acabou de levar o Roque Júnior para o Catar, então tudo indica que ele pretende ficar mais um tempo lá. Eu não tenho idéia de quem o Flamengo vai trazer, mas esse treinador tem que ser escolhido o mais breve possível.

Um comentário:

Zêro Blue disse...

Joel é um grandissíssimo sortudo, isso sim...

Abraços Leonardo

Saudações Celestes
AQUI TEM NOTÍCIAS
AQUI TEM DISCUSSÃO: Escolha o seu time do Cruzeiro para 2008
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE