terça-feira, 29 de julho de 2008

Uma pequena análise sobre o time do Flamengo e dos novos contratados

Por boa parte desse campeonato brasileiro pude acompanhar o Flamengo. No mínimo, assisti a uns sete jogos do time, o que meu deu condições para entender um pouco da equipe treinada por Caio Junior. Em primeiro lugar, como todo mundo já sabe, a principal forma de criações de jogadas do Flamengo é pelos lados, especialmente pela esquerda com Juan, que está sendo um dos melhores jogadores da competição, junto com Alex, do Inter.

É praticamente por esse setor que tudo acontece, no Flamengo. A saída de bola é feita com muito mais constância por esse lado, as grandes chances de gols saem por esse flanco, etc. Não é a toa que se formos comparar a era Joel com a do Caio Junior, veremos que a participação de Léo Moura, no ataque, caiu vertinosamente desde a chegada do novo treinador. Mas isso não vendo sendo ruim. Pelo contrário. Guardando a posição, e indo para frente em apenas algumas ocasiões, ele deu uma consistência maior a defesa rubro-negra, além da maior liberdade para o Juan ter movimentação livre em algumas situações de jogo. Não é difícil ver, na verdade é muito evidente, Juan caindo pelo meio, principalmente nos segundos tempos, para armar o time. Isso só acontece graças a linha de quatro que o Flamengo faz quando ele não está na posição, fazendo que o Ronaldo Angelim o cubra pelo lado.

Pelo que eu falei, parece que Juan é peça chave para esse time jogar. Pode até ser, mas ele depende, e muito, dos volantes para atuar bem. Uma das principais características do Flamengo, é a velocidade. Principalmente na recuperação de bola, e na transição ao ataque. Desde a saída do Renato Augusto, que pouco jogou, o Flamengo não tem um armador, por isso acelera o ritmo do jogo, sem cadenciá-lo. O que torna o time dinâmico, quando Ibson, Cristian, e até mesmo Jailton, estão bem. A equipe necessita deles para chegar bem ao ataque. Eles que suprem a falta de um pensador.

Porém, todo esse bom esquema que Caio Júnior montou, está indo por água a baixo desde a saída de Marcinho. Os quatro jogos sem vitória devem se muito a sua ausência. Ele era a movimentação que tanto a equipe precisa, e ao mesmo tempo o goleador do time. Com sua saída, o Flamengo não achou substituto. Diego Tardelli foi improvisado no seu lugar. Fez um começo de primeiro tempo bom contra a Portuguesa, mas não deu seqüência. Eder também tentou cair mais pelos lados, mas não é a mesma coisa. É fato que ele faz muita falta ao Flamengo. Um milhão de vezes mais que Souza. O time não tem reposição para esse jogador, e se quiser continuar sonhando com o título, vai ter de buscar alguém rapidamente.

-------------

O Lance, anunciou ontem, a contratação de Vandinho e Eltinho. O primeiro é um dos artilheiros do país, em 2008. Foram 25 gols pelo Avaí na temporada. Eu nunca o vi jogar, pelo biótipo lembra um jogador mais leve. Talvez possa ser o substituto de Marcinho. O segundo, Eltinho, é lateral-esquerdo e deve vir para ser banco do Juan. Ou até mesmo, dependendo das circunstancias, jogarem juntos, com Juan sendo um armador.

Felipe também pode estar chegando. O que pode ser uma faca de dois gumes para o time. Com ele, provavelmente, o Flamengo tenha que mudar seu estilo de jogo. Felipe é muito talentoso, mas que cadencia muito a partida., coisa que Caio Junior não vem fazendo com sua equipe. Outra alternativa seria colocá-lo mais aberto, como fez na sua última passagem pela Gávea. Não tenho certeza que ele irá se encaixar no esquema, mas que é um bom nome, não há duvida nenhuma.

2 comentários:

Marcos Garcia disse...

O Flamengo começou com tudo e não aguentou mais, o time estava bem entrosado e como vocÊ disse bem utilizava as laterais como seu ponto forte. Agora, com essa perda de jogadores e o mau futebol apresentado nas ultimas rodada, o flamengo tem que fazer ótimas contratações para manter um padrão de jogo ou então cada vez mais o folego vai acabar.

http://classeaesportes.blogspot.com/

Anônimo disse...

o felipe sabe jogar bem.
é um bom jogador.
o vandinho tbm sabe

esse ano o fla ta com um time bem armado.

um abraço
léokope

http://sobreofutebolcarioca.blogspot.com/