sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Agora é a vez de Claiton deixar o Furacão

Depois do meia Ferreira e do lateral-direito Jancarlos se despedirem do Atlético, agora é a vez do volante Claiton dar adeus. O jogador que chegou ao Furacão no ano passado em uma troca com Cristian, irá jogar no Consadole Sapporo, do futebol Japonês. O Atlético Paranaense até que tentou segurar o jogador, mas uma cláusula no contrato de Claiton previa sua liberação em caso de oferta de uma equipe do exterior.

Claiton era o atual capitão e líder do Furacão. Sempre gostei de futebol. Não que ele seja um craque ou algo parecido, mas nunca faltou disposição em todos os clubes que ele atuou. Depois que o Corinthians foi rebaixado até sugeri que ele poderia ser uma boa contratação para o clube, graças a sua pegada e profissionalismo. Esse reconhecimento que ele está tendo agora é merecido. Agora com 30 anos ele vai ganhar um dinheiro bom pra fazer um pé de meia.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Ou joga ou paga

O departamento jurídico do Vasco conseguiu uma importante vitória nesta quarta-feira. O juiz da 33ª Vara Trabalhista, Múcio Nascimento, anulou a transferência do atacante Leandro Amaral para o Fluminense.
Com isso o jogador deverá ou pagar R$ 9 milhões ao clube cruzmaltino, ou se reapresentar no São Januário.

Não tenho nada conta Leandro Amaral, acho um excelente atacante, mas suas ações com o Vasco foram condenáveis. O time de Eurico Miranda, que não é flor que se cheire, abriu as portas para o jogador voltar a praticar e reencontrar seu futebol. Foi graças a ele, que Leandro reapareceu no cenário nacional. E acho que faltou gratidão por parte do atleta. Cansei de jogadores que preferem contas milionárias que honrar a camisa de um clube. E foi exatamente isso que Leandro fez. Essa tal BRIGA com Eurico pode ser um motivo para sua insatisfação, mas nunca para sair do clube de tal forma.

Não acredito que Leandro Amaral volte a jogar pelo Vasco, porém essa liminar deve proporcionar algum beneficio ao clube cruzmaltino. Nada mais do que justo. Agora tudo depende de um acordo entre Fluminense e Vasco da Gama. O que é o mais provável que aconteça. Dizem que o Botafogo estaria de olho no jogador, mas duvido que ele saia das Laranjeiras.

Essa é uma boa lição para os jogadores brasileiros terem cuidado com o que assina. Assinou, cumpra.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Nômade Tuta é o novo atacante do Figueirense

Depois de ganhar o primeiro turno do campeonato catarinense invicto, o Figuera apresentou seu novo atacante para o resto da temporada. Tuta, que no ano passado foi vice da Libertadores com o Grêmio. O atacante estava sem clube a mais de dois meses, desde que foi dispensado da equipe gaúcha.

Podem falar mal de Tuta, que ele não quer nada com nada e que sempre cai de rendimento com o passar das rodadas. Podem até mesmo falar que ele não é o melhor profissional da história, como os torcedores gremistas reclamavam. Mas não podem dizer que ele não faz seus gols. Talvez todos esses problemas não compensem sua contratação, porém se eu fosse dirigente do Figueirense eu apostaria em Tuta.

Apear de não ser fã dele e nem o achar um grande jogador, Tuta é um dos poucos centroavantes que restam no país. Daqueles que quando a bola vem ele guarda. E isso pode ajudar o atual elenco do Figueirense.

Quem pensa isso é o próprio treinador do time, Gallo, que aposta no jogador:

“A contratação passou pelo meu aval. Ele é um jogador que eu gosto, de área, sabe finalizar, e tenho certeza que vai nos ajudar”

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Corinthians e Santos conquistam bons resultados no fim-de-semana



Pedaço do post escrito na:
Quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008
Santos é uma incógnita em 2008

Voltando para as contratações. Evaldo também deve ser anunciado nas próximas horas. Na minha opinião, mais um erro. Apesar de subir com o Grêmio e ser titular por boa parte do tempo que passou em Porto Alegre, ele nunca deu muita confiança ao torcedor. Dos muitos jogos que o vi jogar, me pareceu sempre inseguro e pouco técnico, para não chamar de grosso.


---------------------------------------

Obs:
Não tenho nada contra a pessoa Evalo, apenas não gosto de seu futebol. Pode ser que o tempo me condene e que o zagueiro começe a jogar muito, mas por enquanto, principalmente pelo erro contra o Ituano, ainda acho que ele não deveria ter sido contratado.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Flamengo conquista a Taça Guanabara

Como não assisti a partida, prefiro copiar a matéria do jogo. Amanhã saem as análises de Corinthians x Ponte e Santos x Ituano.

MATÉRIA DO:LANCEPRESS!


Com um golaço de Diego Tardelli, aos 46 minutos do segundo tempo, o Flamengo venceu, de virada, por 2 a 1 o Botafogo e se sagrou bicampeão da Taça Guanabara. O Botafogo abriu o placar com Welligton Paulista, mas Ibson, de pênalti, e Tardelli desempataram. No fim, os gritos de "Vice de Novo", outrora endereçados à torcida do Vasco, viraram a trilha sonora da conquista.

Logo no início do jogo, Botafogo e Flamengo mostraram que o empate, resultado que se repetiu nos últimos cinco jogos entre os clubes, não era o que os times buscavam.

Apesar de rubro-negros e alvinegros terem se lançado ao ataque, o Flamengo apresentava maior volume de jogo. Aos 13 minutos, Jaílton concluiu bela jogada que passou pelos pés de seis jogadores do time de Joel Santana, mas a bola passou por cima do gol de Castillo.

Se a jogada concluída pelo camisa 14 rubro-negro foi bonita, mas vistoso foi o belo lance em que resultou no gol alvinegro. Aos 27 minutos, Wellington Paulista se livrou de vários adversários e, com um chute cruzado de pé direito, abriu o placar.

Após o gol, o Botafogo chegou a pressionar, tendo o domínio territorial, mas não levou perigo ao gol rubro-negro.

Ao voltar do segundo tempo, preocupado com o Flamengo acuado que se viu no fim da etapa inicial, Joel Santana botou seu time para frente, substituindo Jaílton por Kleberson e Marcinho por Obina.

As substituições surtiram efeito: Kleberson criou duas belas jogadas, concluídas por Souza e Obina, cada uma. O Rubro-Negro passou a ter amplo domínio do jogo.

Aos 15 minutos, o emocionante jogo se transformou em uma guerra campal. Leonardo Moura levantou bola na área, Obina foi puxado por Renato Silva e o árbitro Marcelo de Lima Henrique marcou.

O excesso de reclamação dos alvinegros fez com que a penalidade demorasse três minutos para ser cobrada. Neste período, Ferrero e Lucio Flavio foram advertidos com o amarelo.

Desfeita a confusão, Ibson bateu com categoria e empatou o jogo. Após o tento rubro-negro mais confusão, que terminou com Souza, pelo Fla, e Zé Carlos, pelo Bota, expulsos.

O Flamengo seguiu dominando o jogo e, aos 27 minutos, o Alvinegro sofreu novo revés. Lucio Flavio, que já tinha cartão amarelo, parou contra-ataque rubro-negro com falta e foi expulso.

Com a superioridade numérica, o time de Joel ampliou seu domínio e o Botafogo buscava os contra-ataques. Em um destes, Wellington Paulista recebeu sozinho de Diguinho, mas perdeu o gol, chutando em cima de Ibson.

Aos 46 minutos de jogo, o gol do título saiu de uma jogada espetacular de contra-ataque. Leonardo Moura recebeu no campo de ataque, livrou-se de diversos adversários e, Tardelli, com um golaço, deu o gol que garantiu o bicampeonato ao Flamengo.

FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO 2 X 1 BOTAFOGO

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 24/2/2008 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés e Edney Guerreiro
Renda/público: R$ 1.684.225,00 / 78.830 pagantes/ 84.185 presentes
Cartões amarelos: Marcinho, Kleberson, Ibson (FLA); Renato Silva, Ferrero, Lucio Flavio, Diguinho (BOT)
Cartões vermelhos: Souza (FLA) e Zé Carlos (BOT) 20'/2ºT; Lucio Flavio 27'/2ºT
GOLS: Wellington Paulista, 28'/1ºT (0-1); Ibson, 18'/2ºT (1-1); Diego Tardelli, 46'/2ºT (1-2)

FLAMENGO: Bruno, Léo Moura, Fabio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton (Kleberson - intervalo), Cristian, Ibson e Toró (Diego Tardelli, 38'/2ºT); Marcinho (Obina - intervalo) e Souza - Técnico: Joel Santana.

BOTAFOGO: Castillo, Alessandro, Renato Silva, Ferrero e Eduardo (Édson, 12'/2ºT); Túlio, Diguinho, Lucio Flavio e Zé Carlos; Adriano Felício (Jorge Henrique - 21'/2ºT) e Wellington Paulista - Técnico: Cuca.


OBS: Por que raios de motivo o Zé Carlos foi expulso? Ele não fez nada.

Chovendo atacantes no Morumbi

Alguns dias atrás eu vi na Sportv um comentário que me chamou a atenção. Não lembro bem quem falou e nem de que jogo se referia, mas sei que era sobre o atual tridente do Fluminense. Para alguns, e eu estou nessa lista, o time das Laranjeiras não tinha necessidade de ter três atacantes de tanta qualidade, de características tão semelhantes. Que era certo que pelo menos um deles iria parar no banco e que poderia criar tumulto para o técnico.

Pois bem, a primeira opção se concretizou e Dodô foi parar na reserva. Isso era obvio que aconteceria e os comentarista, e eu, estávamos metendo o pau na contratação, quando essa tal pessoa que não lembro, fala: “eu não porque vocês criticam tanto a contratação dos três. Vocês ficam sempre pedindo elencos forte e quando alguém consegue gente desse nível elas são criticadas? E não sei porque também aqui no Brasil é problema ter um bom jogador no banco. Se fosse na Europa duvido que alguém reclamaria de ter tanto talento na reserva”

Depois do que ele disse tive de me calar e dar razão. É 100 vezes preferível ter um atacante da qualidade do Dodô no banco do que um Didi da vida.

E parece que quem está adotando ainda mais esse pensamento é o São Paulo. Mesmo com Adriano, Borges, Aloísio e Dagoberto no elenco, o time do Morumbi não se deu por satisfeito e foi atrás do destaque do Atlético Mineiro, Éder Luís.

Éder vai por empréstimo até o final dessa temporada. Eu particularmente não conheço muito o futebol do garoto. Vi ele atuar algumas vezes, mas nunca reparei nada demais. O que parece ser um tremendo erro. Ele aparenta ser um atacante rápido que caí pelos dois lados, com bom passe, finta rápida e boa finalização. Essa análise eu tirei por vídeo, então quer dizer que não vale nada. Lembrando que até o El Tanque já foi contratado pelo Corinthians por vídeos. Não sei se ele vai vingar ou afundar na reserva.



Tenho uma leve impressão que esse vídeo pertence (quase certeza) ao blog http://cronicaesportiva.blogspot.com . Então mesmo ele não sabendo eu agradece por ceder pra gente.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Até que enfim Santos joga bem e ganha

Depois de muito tempo, mas muito tempo mesmo, eu volto a elogiar o técnico santista. Diante do Guarani, a equipe do Santos mostrou uma evolução que poucos imaginavam. Méritos para Émerson Leão. Ao trocar o esquema 3-5-2 para um 4-3-3, o time praiano ganhou mais dinâmica e conseguiu uma boa vitória, por 3 a 1, sobre o Bugre.
Ainda é cedo para dizer que essa melhora continuará nas próximas rodadas, mas contra o Guarani, o Santos fez sua melhor partida na temporada. Principalmente durante a primeira etapa, onde o time mostrou um novo padrão de jogo. Esteve organizado.

A defesa não bateu cabeça como nos jogos anteriores. Marcinho Guerreiro, quem diria, fez uma boa partida (apesar do cartão amarelo corriqueiro e do pênalti) protegendo bem os dois zagueiros. Com a mudança tática, a saída de bola também teve mais qualidade. O Santos teve mais espaços para tocar a bola.

Ao abrir o Wesley pela esquerda, Tripodi horas tentando achar espaços pela direita, o time tinha mais opção de passes, diferentes das rodadas passadas, onde a ligação sempre saia da defesa. E foi com jogadas pelos lados que o Santos ganhou do Guarani.
Denis e Carleto tiveram campo para avançar. E com um cruzamento do lateral-direito, Kleber Pereira fez o primeiro gol da partida.

Por falar em Kleber, ele foi o nome do jogo. Além dos dois gols, ele criou as principais chances do time. Chutou, correu e entregou um tento para o Wesley. Ele é a diferença da equipe santista, mesmo com os resultados ruins. Se ele estiver jogando o que realmente sabe, o Santos tem uns dos melhores centravantes do país.

Apesar da vitória ainda não tenho plena confiança no time de Leão. Foi apenas um jogo. Contra um Guarani fraco que se encontra na zona de rebaixamento. Mas com o bom resultado, a atuação destacada, dias melhores poderá chegar. Estou ansioso para ver a partida no próximo fim-de-semana, contra o Ituano.

Palmeiras só empata com Rio Claro

Depois de duas vitórias consecutivas, contra Guarani e Juventus, o Palmeiras não conseguiu passar de um empate contra o vice-lanterna da competição, Rio Claro. Não mostrando a evolução dos outros jogos, o Verdão teve dificuldades na armação de jogadas, mas em uma ótima tabela entre Leandro, Alex Mineiro e Diego Souza, o ex-gremista abriu o placar. Na segunda etapa, Chumbinho empatou o jogo em uma patada do meio da rua.
Com o resultado, o Palmeiras está a dois pontos do G-4. Sábado o time de Luxemburgo pega o Rio Preto na reabetura do Palestra Itália.

Análise do jogo:

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Kleber desfalca Santos por um mês

As coisas estão ruins para o time da Vila. Após perder para o último colocado pelo Campeonato Paulista, continuar jogando mal, o Santos ficará um mês sem seu melhor jogador. Kleber passará por uma cirurgia no abdome que o afastará dos gramados pelo menos até o final de março.
Se a situação já estava complicada, sem Kleber a tendência é piorar. Leão ainda não conseguiu dar um padrão ao time e nem achar seus 11 titulares. A lateral esquerda tem sido uma carência para o Peixe. Carlinhos não convence. Alex já foi improvisado. Agora é a vez de Carleto, que está jogando bem.

Ao invés do 3-5-2 utilizado durante todo o ano, Leão escalou um 4-3-3 no treino dessa manha. Com a suspensão de Adriano, Marcinho Guerreiro entra no seu lugar. O argentino Trípodi também ganhou a vaga de titular.

Time titular no treino
Fábio Costa; Denis, Adaílton, Betão e Carleto; Marcinho Guerreiro, Rodrigo Souto e Molina; Wesley, Kleber Pereira e Trípodi.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Corinthians apresenta Diogo Rincón


O Corinthians apresentou seu 15° reforço para essa temporada. Diogo Rincón é o bola da vez. O jogador que atuava no Dínamo Kiev volta ao país depois de sete anos. Eleito duas vezes o melhor atleta do Leste Europeu, Diogo vem para ser o meia de articulação que tanto o treinador Mano Menezes vinha pedindo a diretoria.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Santos ganha, mas não convence

O Santos ganhou do Marília e subiu para oito pontos na tabela. Mesmo com o resultado positivo, a equipe da Vila não jogou bem e ganhou por uma falha defensiva do adversário.
Agora o Santos ocupa a 15ª posição no campeonato paulista, apenas um ponto acima da zona de rebaixamento.

Análise do jogo e do atual time do Santos: