quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Sem Valdivia. Sem vaga na Libertadores?


Depois de perder Marinez por um mês. De Edmundo ficar 10 rodadas de fora. Agora chegou a vez de Valdivia desfalcar o Palmeiras.

O jogador foi enquadrado no artigo 255 da Justiça Brasileira, por atos de hostis no jogo contra o Vasco. A pena imposta foi de cinco jogos de suspensão. Ou seja, o chileno não atua mais nesse Campeonato Brasileiro.

Apesar de ser disparado o melhor time, Valdivia não é insubstituível. Na verdade até é. Nenhum jogador tem as mesmas características do meia. Suas arrancadas, dribles e tabelas são únicas no Parque Antártica. Seu talento inconfundível. Porém, Caio Jr sabe como montar sua equipe sem depender do craque. Já fez isso durante as rodadas da Copa América e nos três jogos em que ele esteve suspenso.

As voltas de Martinez e Edmundo são fundamentais para essa reta final. Tanto pela qualidade dos dois como pelo plano tático. Sem Valdivia, Caio Jr poderá usar várias formações diferentes para entrar em campo, mas todas dependendo de três volantes. O que na minha opinião é o mais correto a se fazer.

Pierre, Makelele e Martinez devem fazer esse trio. Esse último sendo o mais importante do setor. Tendo de fechar o lado esquerdo, dar a saída de bola e campo para o Valmir, e ter de tabelar e encostar nos jogadores de frente. Tarefas aceitáveis pelo bom futebol dele.

Caio deve fazer a ligação. Apesar de não ser criativo ele possui um bom chute. E sendo o único armador, vai receber mais bolas para finalizar. Uma opção que deve ser usada pelo treinador é o Edmundo recompor o meio para criar as jogadas.

Dependendo das condições físicas do Animal, Luiz Henrique pode formar a dupla de ataque com Rodrigão. Ele teria de ter alguém para se aproximar no lado esquerdo do campo. Martinez pode fazer isso, já o Caio nem tanto.

Acho que mesmo sem Valdivia, o Palmeiras tem plenas condições de se classificar para o torneio continental. Tem três partidas contra times que já não sonham com mais nada na competição.

Nenhum comentário: