sábado, 27 de outubro de 2007

Análise de Santos 3 x 0 Goiás


Luxemburgo: o dono do jogo
Ronaldinho, Kaká, Messi... Se pudesse escolher uma pessoa para ter no meu clube de coração não seria nenhum deles, mas sim Wanderley Luxemburgo. Ele entende tudo do jogo. Consegue ver o que ninguém vê. Faz de 11 jogadores, 11 peças que se encaixam perfeitamente para a conquista de vitórias.

Hoje contra o Goiás foi mais uma aula tática de Luxemburgo. No primeiro tempo a equipe goiana, comandada por Macio Araújo, fez uma boa partida. Tanto no posicionamento dos atletas como na parte técnica quando tinha a bola. Márcio foi inteligente ao pedir a seus dois atacantes que marcassem pelos lados. Principalmente ao colocar Rinaldo a marcar o Kleber. Assim a saída de bola tinha que ser executada pelo meio, trancando o jogo e matando os avanços do lateral-esquerdo do Santos.

O time santista, apesar da marcação, fazia um bom jogo. E não foi por ir para o intervalo com o 0 x 0 no placar que ele não foi superior. Luxemburgo armou de uma maneira corretissima sua equipe. Aproveitando ao máximo das características que seus jogadores possuem. Pet tentava jogar o mais próximo possível de Kleber pelo lado esquerdo.Numa posição quase na linha central. Onde pudesse render melhor com suas condições físicas. Lá ele tinha espaço para enfiar as bolas(não dando tão certo pela marcação do Goiás ), cadenciar o jogo, dar o combate e fechar o setor. Tabata foi muito, mas muito importante. Diferente de Pet e de Pedrinho, ele tem como característica a transição de bola. Foi o responsável por ir buscar a bola quando os volantes não conseguiam evoluir. Rodrigo Souto, esse um jogador pouco falado pela mídia mas que joga muito também atuou bem.

No segundo tempo é que Luxemburgo fez a diferença. Observando durante toda a primeira etapa, o melhor técnico do Brasil descobriu um buraco onde pudesse tirar proveito. Mesmo com o bom jogo que Pet vinha fazendo, ele o “sacou” e colocou Pedrinho bem aberto pelo lado esquerdo. Quase como um ponta. E foi lá que com 1 minuto de jogo que o ex-Vasco e Palmeiras, fez a jogada e gol que abriu a vitória do Santos. Isso matou o Goiás, que não qualidade ofensiva para reagir. O resto do resultado foi construído sem muita dificuldade, mas graças à visão de Luxemburgo. Tabata fez um golaço e Vitor Júnior.

Outra coisa importante não foi a previsibilidade de Luxa. Ao colocar Pedrinho como ponta, muitos poderiam pensar por que não Renatinho?. Mas eu penso, não sei se de forma correta, foi por Pedrinho ter um cruzamento melhor e por poder cair mais pelo meio e dar o lado para as ultrapassagens de Kleber.

Obs:
1- Dionísio, que é volante, fez um ótimo jogo. Jogando pelo lado direito conseguia avançar com facilidade e não dar espaços para os adversários. Não duvido que ele siga como titular.
2- Apesar do resultado o Goiás teve uma atuação boa. Principalmente no primeiro tempo. Se não tivesse tomado o gol com 1 minuto da segunda etapa, poderia sair com um ponto da vila.
----------------------------------------------------
Seleões Estaduais!
Me ajudem a fazer as seleções dos estados. A primeira será a de São Paulo. Na enquete as posições goleiro e laterais já podem ser escolhias. Conto com a participação da meia dúzia de gato pinga do que de vez em quando dá uma olhado no blog. Muito obrigado.

6 comentários:

Gerson Sicca disse...

Não vi o jogo, mas dá pra ver q tens cacife pra fazer análise tática. eu sou meio manco nesse negócio. sempre fui mais preocupado em jogar. aí acabo tendo uma visão meio atravessada de vez em qdo.
legal o blog, e valeu pela visita. vou linkar o teu.
saudações coloradas

Gerson Sicca disse...

chegaste a ver o post sobre o clube dos 13 lá no meu blog?é o penúltimo

Glauco disse...

Como santista, tenho restrições a Luxemburgo. Ele é, sem dúvida, um dos melhores técnicos do Brasil, mas seu papel de menager e sua influência até mesmo na elaboração do contrato dos jogadores atrapalha e acredito que influencie na escalação do time.
Não entendo a insistência com Petkovic. Ontem, o time melhorou substancialmente com a entrada de Pedrinho que jogou praticamente como ponta esquerda. Essa é uma tática usada muito pelo técnico, que costuma acuar o adversário com três atacantes em situações adversas. Ontem, deu certo, mas errada mesmo estava a escalação inicial. Nem sempre dá tempo pra mexer, como foi o caso da partida contra o São Paulo, quando Tabata entrou tarde demais.

Vinicius Grissi disse...

Luxemburgo é realmente um grande treinador. Mas convenhamos: ganhar do Goiás foi, no mínimo, a obrigação.

Sidarta Martins disse...

valeu pelo link... nesta semana vou arrumar a página e colocarei um do Na Cal pra cá tb.

Abraços,

Anônimo disse...

Entre Luxemburgo, Muricy e Mano, fico com os dois últimos.

Leonardo, o Jogo 5 (Santos x Vasco) do Brasileirão do Sonho Real está a postos.

Conto contigo.

Abraços!