domingo, 14 de outubro de 2007

Brasil 0 x 0 Colômbia – Análise do jogo


O empate foi bom resultado pelo que o time jogou. Sei que é fácil criticar. Sei também que foi estréia de Eliminatórias, que o campo estava molhado e que a altitude pode ter atrapalhado. Mas apesar de todos esses problemas o Brasil deveria ter jogado melhor. Não era obrigação ganhar, porém uma apresentação um pouco mais organizada deveria ter sido mostrada pelos jogadores e pela comissão técnica. Não quero questionar o trabalho de Dunga, que por sinal é bom até o momento, mas algumas falhas de posicionamento ficaram evidentes. Para mim Elano deveria ser titular no lugar de Love.
Vamos à explicação:

Até que gosto da linha de três na armação do Brasil. Robinho, Ronaldinho e Kaká. Com a bola eles podem render muito. O problema é quando não estão com ela. Ao começar na marcação. No jogo, a principal alternativa de ataque do time colombiano era pelos lados direito com Zuniga e Vélez pelo esquerdo. O básico deveria ser os dois mais aberto(Robinho e Kaká) acompanha-los e isso não aconteceu. Os dois laterais tinham espaço para avançar, sobrecarregando a marcação de Mineiro(volante pela direita) que tinha que marcar Ferreira(no primeiro tempo) e o lado exposto, e também o Gilberto Silva na mesma circunstancia só que na outra extremidade do campo. Ficava um espaço enorme para a Colômbia trabalhar.
Outro problema foi na recomposição do meio quando o time perdia a bola. A linha de três precisava de apoio de alguém de trás para levar a bola. E quando o Brasil errava um passe, que foi em quase todos os momentos da partida, a seleção demorava para voltar, deixando um espaço enorme no meio-campo.
Com a bola, Kaká foi sacrificado na primeira etapa, ficando muito pelo lado direito. É desperdiçá-lo. A característica dele é condução de bola e drible comprido. Assim deveria ter ficado mais na faixa central e Ronaldinho e Robinho mais abertos.
Por isso acho que Elano deveria entrar de titular. Tem uma boa saída de bola e seria mais um para ajudar na marcação. E daí os três armadores teriam mais espaço para se aproximar, já que não teriam que cobrir ningéum, e poderiam criar mais.
Vagner Love também não tem como render nesse esquema. Ninguém encosta nele. O seu estilo de jogo, que é de tabelas e chutes de média distancia, fica incapacitado nesse sistema. Caso continue com centravante, eu “preferiria” o Afonso.
Ponto positivo do Brasil foi o Mineiro. Principal responsável pelo desarmes e roubos de bola. Fez uma boa partida assim como Julio César.

O Brasil deve ganhar quarta-feira, contra o Equador. Porém esse o esquema de Dunga não pode e não deve durar muito tempo. Acho que fatalmente algumas mudanças acontecerão nos próximos jogos. Ao começar pela entrada de Elano.

4 comentários:

Blog do Carlão - Futebol disse...

O problema da linha de três meias é que, neste esquema, o centro-avante tem de saber fazer o papel de pivô, segurar a bola para os meias - habilidosos - chegarem de trás.

Love não saber fazer isso. Nem Afonso.

PS.: Cara, mude as opções dos "comentários" do Blog. Permita que todos possam comentar. Abraços!

Tiago Pinto disse...

gostei muito do teu blog e tenho a mesma opinião que tu relativamente à pobre exibição do brasil.

convido-te a visitar o meu blog onde não faltam referências a jogadores brasileiros, principalmente aos meus ídolos: Ronaldo e Ronaldinho.

aparece:

http://www.footballdependent.blogspot.com

Arthur Virgílio disse...

Legal o blog, qualquer coisa adiciona o meu.

Anônimo disse...

Muito bom o blog Leonardo.

Quanto a linha de três, acho que ela deve ser formada com Elano pela direira, Kaka pelo meio e Ronaldinho bem aberto pela esquerda. Assim Elano e Ronaldinho preocupam os laterais e eviat mtantas descidas e Kaka pode dar suas belas arancadas. Com isso Robinho ficaria como opção para o segundo tempo. Só não consegui ainda concluir quem seria meu centroavante.

Tenho um blog também. Vamos trocar links?

Da uma passada no meu blog e deixa seu comentário:

http://comabolacheia.zip.net

Abraços....