sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Mais que estrutura times precisam de pessoas que entendam de futebol!



Ao abrir o blog de Paulo César Vasconcellos, me deparei com um post ,de alguns dias atrás, extremamente interessante sobre o que faz do São Paulo um time muito superior do que os demais. O comentarista não quis entrar em detalhes do porque dessa disparidade, mas está evidente que é na administração do clube. E quando falo em administração não digo só dos caras de ternos, mas sim de quem realmente entende de futebol.
Para mim o principal responsável pelo sucesso do clube é o auxiliar Milton Cruz São 11 anos de clube. 11 anos de descobertas de jogadores.
Quem que subiu o Dodô para os profissionais? Quem que trouxe Gustavo Nery para o São Paulo? Marcelinho Paraíba? Quem descobriu o Maldonado no Colo-Colo? Antes de ser volante, o chileno era lateral-direito e foi Milton quem mudou de posição. Luis Fabiano também foi garimpado e repatriado da Europa pelo auxiliar são-paulino.
Do time campeão da Libertadores de 2005, vários jogadores foram descobertos e negociados por ele. Sete de 11 que entraram de titulares contra o Atlético PR na final. Cicinho, Lugano, Mineiro, Josué, Junior, Amoroso e Luizão. Todos tiveram de alguma forma o envolvimento de Milton nas negociações.
Fernando Carvalho, pelo lado do Internacional, também mostrou entender de bola e colorado deu no que deu. Reza a lenda, que enquanto era presidente do clube, o dirigente ficava mais de 6 horas por dia em seu escritório, vendo fitas de jogos da série B, C e campeonatos estaduais. Foi da ai que ele conseguiu formar o time campeão Mundial 2006. Fernandão, Elder Granja, Alex, índio foram idéias dele. E isso só por baixo. Foram muito mais contratações na qual não me lembro no momento.
Então para ter um clube de sucesso, não basta ter apenas contas em dia, estrutura e o escambal. Tem de ter alguém que entenda a essência do jogo. Que saiba quem pode vir e somar ao elenco. E isso o São Paulo e o Inter tem.

Nenhum comentário: